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HOSPITAL DO CÂNCER DE FRANCA IMPLANTA SISTEMA DE TELESSAÚDE PARA FAVORECER ATENDIMENTO A PACIENTES
A telessaúde promove a democratização no atendimento e a aproximação dos cuidados, uma vez que o Hospital de Câncer atende a população de Franca e de outros 21 municípios integrantes da região.
 
                   
Desde fevereiro de 2024, o Hospital do Câncer do Grupo Santa Casa de Franca implantou um moderno sistema de telessaúde, no intuito de possibilitar que pacientes com limitações de mobilidade tenham acesso a assistência médica especializada – além de permitir uma comunicação eficiente entre médicos e pacientes, monitorar remotamente os pacientes com condições crônicas, por meio de dispositivos médicos conectados; reduzir o tempo de espera para serviços de saúde e também diminuir os custos com deslocamento. Desta forma, um maior número de pacientes terá acesso aos cuidados de saúde com mais frequência e de forma mais abrangente.
E os especialistas em inovação e tecnologia do Grupo Santa Casa de Franca, juntamente com os médicos e equipes assistenciais, já trabalham para desenvolver cada vez mais essa ferramenta, com previsões promissoras para um futuro próximo visando alcançar os seguintes objetivos: Cuidados de saúde especializados em casa, eliminando a necessidade de deslocamento; Melhoria da qualidade de vida de pacientes oncológicos, oferecendo suporte e acesso a equipes multiprofissionais permitindo o gerenciamento eficaz dos sintomas; Monitoramento remoto e precoce de complicações através de dispositivos médicos conectados e consultas virtuais; Diminuição do tempo de espera, favorecendo diagnóstico precoce; Resolução mais rápida de dúvidas; Educação e apoio aos pacientes sobre suas condições, gerenciamento de sintomas e estratégias de enfrentamento; Garantia da integridade e segurança do paciente oncológico e, utilização de dispositivos para realização de autoexames durante teleconsulta.
TELESSAÚDE CONTRA O CÂNCER INFANTOJUVENIL
Na área de oncopediatria do Hospital do Câncer está em fase de implantação, devendo iniciar o funcionamento em breve – e será voltada para os pacientes que estão em acompanhamento, ou seja, que já não se encontram com a doença em atividade, mas que necessitam de retornos constantes ao hospital para avaliação de exames. Assim, com a telessaúde implantada, não haverá mais necessidade desses deslocamentos, muitas vezes vindo de outras cidades, o que promove mais conforto, praticidade e inclusive economia de gastos com viagens para esses pacientes e suas famílias.
DRA. BRUNA SALVIANO, médica oncopediatra do hospital, relata: “A telemedicina é uma revolução muito positiva para todos os envolvidos no processo de assistência ao paciente. Em nosso caso aqui da Oncopediatria do Hospital do Câncer, será um ganho excelente, pois além do acompanhamento básico à distância, evitando os deslocamentos, teremos ainda equipamentos específicos que ficarão com os pacientes que estão em isolamento mas que já podem ficar em casa – e que eventualmente podem sofrer alguma intercorrência – nos possibilitando que façamos todo o acompanhamento do paciente à distância, inclusive os exames físicos através desses mecanismos tecnológicos que nos fornecem em tempo real a imagem, a ausculta dos pulmões e do coração, podendo avaliar ouvidos, garganta e checar temperatura; desta forma, é possível fazermos uma avaliação inicial sem que o paciente precise ir ao hospital, e assim poderemos verificar se o caso deverá ser resolvido à distância ou se realmente é algo a ser tratado presencialmente de forma mais aprofundada. Estamos muito animados com a esta evolução na instituição, que sabemos ser o fruto de um empenho muito grande da diretoria em um trabalho sério e competente de gestão, sempre visando a excelência no atendimento aos pacientes”, concluiu a médica.
TONY GRACIANO, presidente do Grupo Santa Casa de Franca, relata: “Toda a gestão do Grupo Santa Casa de Franca, que engloba o Hospital Geral (Santa Casa), Hospital do Coração e Hospital do Câncer, é voltada para oferecermos o melhor atendimento de saúde aos nossos pacientes e usuários; assim, trabalhamos utilizando um know-how de quase 130 anos de história aliado à contínua inovação em todos os segmentos que envolvem a assistência em saúde. Nossas equipes médicas, assistenciais multidisciplinares, técnicas e gerenciais possuem alta capacitação para trabalharem com foco no paciente e em constante busca por novas tecnologias e processos que possam beneficiar as pessoas, pois nossa vocação é salvar vidas!”, concluiu.