O Grupo Santa Casa de Franca tomou conhecimento de tentativas de estelionato contra familiares de pessoas internadas, por meio de ligações e mensagens via WhatsApp, sem identificação de chamada ou se passando por médicos, solicitando depósitos em contas bancárias, alegando cobrança por supostos procedimentos a serem realizados em pacientes internados.
A instituição esclarece: os procedimentos efetuados pelo SUS nas unidades do Grupo (Santa Casa, Hospital do Coração, Hospital do Câncer e AMEs) NÃO TÊM QUALQUER CUSTO para o usuário.
Esclarecemos ainda que o Hospital do Câncer de Franca possui um setor oficial de telemarketing, que realiza contatos exclusivamente para campanhas de doação e apoio às atividades assistenciais da instituição, através do número 16 3712 3093. Este setor não realiza cobranças por procedimentos médicos, internações ou continuidade de tratamentos pelo SUS, que são gratuitos.
Caso receba qualquer outro tipo de contato, especialmente com pedidos de pagamento ou depósitos para realização de exames ou procedimentos, não forneça dados pessoais, não realize transferências e entre em contato diretamente com a recepção do hospital ou pelo telefone oficial acima.
Este tipo de abordagem configura golpe e está sendo devidamente monitorado pelas autoridades competentes.