Nesta quinta-feira, 19 de setembro, o Brasil celebra os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) — o maior sistema público, gratuito e universal de saúde do mundo. Criado após a 8ª Conferência Nacional de Saúde, o SUS foi formalizado na Constituição Federal de 1988, garantindo que a saúde é um direito de todos e dever do Estado.
Dentro dessa estrutura essencial para o estado de São Paulo, o Grupo Santa Casa de Franca se destaca como a segunda maior prestadora de serviços públicos de saúde entre todas as Santas Casas, consolidando-se como um dos maiores grupos hospitalares filantrópicos do Estado de São Paulo.
Com três hospitais integrados — Santa Casa (Hospital Geral), Hospital do Coração (Unidade Coronariana) e Hospital do Câncer (Unidade Oncológica) —, além de um moderno Centro de Reabilitação, todos localizados na cidade de Franca/SP, o grupo é referência regional em atendimentos de urgência, emergência, média e alta complexidade.
Atualmente, o complexo hospitalar é responsável por cerca de 80% de todos os atendimentos de alta complexidade da região, o que equivale a 20% de todos os atendimentos de alta complexidade do interior paulista e aproximadamente 2% de todo o Estado de São Paulo.
Destaques e reconhecimentos:
– Acreditação ONA Nível 2: Hospitais Geral, Coração, Câncer e AME Campinas
– Acreditação ONA Nível 3: Clínica Multidisciplinar
– Prêmio Internacional Angels Award – Categoria Diamond: Excelência no atendimento a pacientes com AVC
– Certificações Ouro em Qualidade e Excelência pelo Banco de Leite Humano
– Reconhecimento como Hospital de Ensino desde 2014, em parceria com o Uni-FACEF e a Unifran
Além disso, a instituição conta com:
– 345 leitos SUS em funcionamento
– Abrangência regional de quase 60 municípios, com mais de 21 cidades diretamente assistidas
O protagonismo do Grupo Santa Casa de Franca dentro do SUS é reflexo de um trabalho de quase 130 anos, comprometido com a vida, a inclusão e o acesso à saúde de qualidade. Aos 35 anos do SUS, celebramos também o compromisso diário de milhares de profissionais que fazem deste sistema uma conquista viva e essencial para todos os brasileiros.